No ar:

A Rádio

Home / A Rádio

1A Fundação da Rádio Clube de Guaxupé se deu a 10 de Setembro de 1.946, conforme ata assinada pelos sócios, perfazendo o capital inicial de duzentos mil cruzeiros divididos em 200 cotas.

 


No dia 13 de Novembro de 1.947, foi ao ar RÁDIO CLUBE DE GUAXUPÉ LTDA, uma emissora que surgia naquela época sem maiores pretensões. Desde a sua fundação até o ano de 1.951 a emissora passou pelas mãos de várias pessoas e no dia 01 de Junho de 1.951 Nabih Zaiat e Kaled Cury, arrendaram a emissora e posteriormente no ano de 1.959 compraram as ações dos demais sócios.

 


A licença para funcionamento foi dada em 08 de Junho de 1.948 sob o nº 6.174/47, ficha nº 191 do Ministério da Viação e Obras Públicas do Rio de Janeiro, porém iniciou suas atividades de funcionamento em 13 de novembro de 1.947 na Rua Luís Costa Monteiro, 181 em Guaxupé, antiga sociedade Italiana, Sede do Tiro de Guerra e onde funcionou a sede do Rotary Club.

 


O primeiro locutor da emissora foi Dr. Geraldo Vômero. Na data de início das transmissões foi feito um procedimento padrão na época que era transmitir um sinal para ser captado no laboratório do ministério no Rio de Janeiro. Naquela noite foi executada a música Adios Pampa Mia várias vezes durante a madrugada sendo o horário ideal para melhor captação do sinal no Rio de Janeiro.

 


A história da Rádio Clube de Guaxupé é muito rica em detalhes. Após a sua fundação por 200 cotistas, a emissora passou pelas mãos de vários arrendatários. De 1949 a 1950 dirigiu a emissora os Irmãos Mussi, de 01 de Junho de 1951 a 1954 Nabih Zaiat e Kaled Cury, de 1955 a 1958 vários pessoas formaram um grupo e arrendaram a emissora. No dia 01 de Janeiro de 1.959, Nabih Zaiat e Kaled Cury adquiriram as cotas dos demais e passaram a dirigir a emissora formando uma sociedade que durou 35 anos até a morte do segundo, continuando, depois, Nabih Zaiat que em 2011 completou 60 anos de rádio, ocasião em que a emissora completava 64 anos de existência. A instalação e manutenção da aparelhagem foi feita pelo técnico Ivo Pasqua que na época era um dos cotistas.

 


Em 1.966 a Rádio Clube foi transferida para a Avenida Conde Ribeiro do Valle, 661 em prédio próprio adquirido pela nova sociedade para a instalação da emissora. Em 1.979, o prefixo e transmissor foram trocados passando de ZYF 45 para ZYL-239 com 1.000 watts atingindo um raio de 80 quilometros quadrados. Conjuntamente com a Rádio Clube, nesta época funcionou durante muitos anos o serviço de alto falantes Rede Cruzeiro do Sul com alto falantes instalados no coreto da Avenida Conde Ribeiro do Valle, e volante oferecendo um importante serviço de utilidade pública para a comunidade.

 


Ao assumirem a Rádio, os dois promoveram uma profunda mudança no seu perfil. Iniciaram-se os programas de auditório, cobertura de bailes carnavalescos e introduziram entrevistas e enquetes teatrais. Quando havia a apresentação de cantores e artistas famosos, deslocavam-se para o cinema, que atingiu a lotação de 1.100 pessoas para ver Celso Guimarães, o artista de novela mais famoso da época.

 


Para permitir a realização de todas estas atividades, a Rádio chegou a manter três pianistas: Vinícius Eclissato, Edúgena Camargo e Dona Toquim. Havia, ainda, o conjunto Cruzeiro do Sul. A cobertura fora da emissora era feita com um microfone volante sem fio, que permitia transmissões diretas de entrevistas no aeroporto, de jogos de futebol no Estádio Municipal e de carnavais de rua.

 

Renomadas orquestras como a Gabor Radiks, Big Boys, Ray Carelli e Jonas Cordeiro e a de Osmar Milani, assim como famosos cantores, a exemplo de Nélson Gonçalves, Jorge Goulart, Nora Ney, Marlene, Roberto Faissal, Aída Salas, Gregório Barrios e os grupos Duo Guarujá, Cascatinha e Inhana, Demônios da Garoa, Trio Iraquitã e, entre outros, Stil Band Calipso apresentaram-se nos seus programas de auditório. Inclusive Bob Nélson prestigiou, no dia 1o de junho de 1952, o primeiro aniversário dessa nova fase da rádio, sob o comando de Nabih e Kaled. Também participaram dos seus programas de auditórios, os rádio-atores Álvaro Aguiar, Solange Brasil, Altivo Diniz e Henriqueta Brieba.

 

Na área política, a Rádio Clube entrevistou figuras como Juscelino Kubitschek, Adhemar de Barros, Juarez Távora, Plínio Salgado, Santiago Dantas, incluindo a chegada de Getúlio Vargas em Muzambinho, para inaugurar a Escola Agrotécnica Federal, em 1953.

 

No dia 1º de junho, Nabih Zaiat completou 62 anos de apresentação do Programa Radiolar, inclusive já apontado como o programa mais antigo do rádio brasileiro. Ele mantém a mesma estrutura do início e continua sendo o campeão de audiência da programação, o que lhe valeu uma indicação para o Guiness Book, o livro dos recordes. Também o programa As Suas Ordens aos domingos e Luar do Sertão de segunda a sábado são programas que surgiram junto com a nova fase da emissora.

 

Para marcar seus 56 anos, a Rádio Clube de Guaxupé passou por uma reestruturação geral, tanto técnica como de programação. Foi feita uma reforma nos transmissores, além de novo sistema irradiante, equipamentos para o estúdio de gravação, hoje todo digital, informatização da transmissão com a recuperação de vários LPs em modo digital e modernos equipamentos para externas. Na área artística, a emissora passou a oferecer uma programação 100% ao vivo, com locutores em todos os horários, e essencialmente interativa, seguindo a tendência das grandes emissoras.

 

Com essa mudança, a Rádio Clube de Guaxupé ganhou mais espaço junto aos ouvintes de Guaxupé e da região, pois havia uma grande carência de interatividade, apesar de várias emissoras concorrentes na região.

 

A Rádio Clube de Guaxupé conserva em seu acervo, todos os equipamentos usados desde a sua fundação.

 

Para terminar, não nos esqueçamos que a Rádio Clube de Guaxupé tem proporcionado inegável trabalho para a cidade e toda região.

 

A Rádio Clube de Guaxupé, orgulha-se de seu pioneirismo nesta região. As jornadas tem sido longas, as dificuldades próprias de emissorasdo interior tem sido ultrapassadas com determinação. Em tudo, move-nos o alento e o incentivo de nossos ouvintes, anunciantes e dos nossos dedicados funcionários.

endereco 

Avenida Conde Ribeiro do Valle, 661

Guaxupé, MG, 37800-000, Brasil

Telefone 

(35) 3551-1245

email 

amclube@amclube.com.br

twitterSoundcloudfacebookyoutube